Pedro M. Junior, 34 anos, natural de Londrina, PR, reside em Paraty há cinco anos. É artista plástico, fotógrafo e artista visual. Ele construiu sua obra utilizando técnica mista de colagem com pintura acrílica sobre papelão, tela e madeira, além de extração de tinta em madeira e raspagem de papelão com pigmentos e tintas, colagens digitais e imagens sobrepostas. Sua inspiração vem da natureza humana e da observação dos sentimentos e indagações filosóficas da existência. Pedro acredita que a arte é um fio sutil que liga a essência humana ao mundo material e entende que, por meio dela, podemos atingir as mais profundas experiências, aproximando-nos de nós mesmos e de tudo o que existe. Para Pedro, a arte é uma necessidade.
Sou Pedro Junior, artista plástico. Vejo a arte como uma necessidade fundamental da existência. Através das minhas obras, busco contemplar as diversas formas, cores e expressões que surgem do sentir. Minha intenção é provocar reflexões e emoções, conectando o espectador com o universo das sensações e da criatividade.
De que maneira começou sua jornada no mundo da arte?
Minha jornada no mundo da arte começou fotografando turistas em uma praia chamada Trindade, no RJ. Esse foi o meu primeiro encontro com a catarse, onde consegui sentir além da existência como os encontros. Fotografar pessoas em meio à Mata Atlântica foi um privilégio que me despertou para a necessidade da expressão. Com certeza, esse foi ai inicio da jornada.
Quais temas prefere explorar em suas obras?
Tecnologia, sentimentos, reflexões filosóficas e espiritualidades.
Como é o seu processo criativo?
Meu processo criativo vem da imersão com a minha natureza humana ou, quando possível, com a natureza mais preservada pelo tempo e sem muita interferência do humano (praias, cachoeiras, montanhas..) O próximo passo é começar. A arte se apresenta.
Quais são suas fontes de inspiração?
A natureza. Meu artista preferido é o Tempo.
Quais materiais e técnicas você usa com mais frequência?
Tinta sobre papel, com técnica de raspagem de papel.
Qual é o significado da arte em sua vida?
Uma necessidade como meio de validar a existência. É o fio espiritual que nos conecta com o sútil.
Qual é o papel do artista na sociedade de hoje?
Compartilhar e ser agente de trasmformaçaõ. É uma missão.