Thiago Prado é multiartista, comunicólogo de formação, pós-graduado em Cinema. Nascido e criado no subúrbio carioca, aos trinta anos foi viver em São Paulo, onde fez suas primeiras exposições. Voltou ao Rio quatro anos depois. Onde trabalha em seu ateliê na Praia do Flamengo. Premiado pelo Museu Casa de Portinari (2024) pela fotografia digital "Travessias" e no 10º Salão Internacional de Artes Visuais SINAP/AIAP (2020) pela obra em arte digital "Tus Labios". É vencedor do prêmio de Melhor Documentário em curta-metragem no South Film and Arts Academy Festival (Chile, 2017) pelo filme "Olhar Nisete Sampaio" - sobre a renomada mestra do Expressionismo Abstrato. Participou de exposições por Santiago, Paris, Barcelona, Varkaus, Torino, Londres e Lisboa. É autor dos livros "Mal secreto" (editora Labrador) e "Que será, será" (Opera Editorial).
![](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2025/01/thiago-prado-9.jpg)
Thiago Prado é Multiartista, comunicólogo de formação, pós-graduado em Cinema. Premiado pelo Museu Casa de Portinari (2024) e no 10º Salão Internacional de Artes Visuais SINAP/AIAP (2020), é também vencedor de prêmios no cinema por seu documentário "Olhar Nisete Sampaio" - sobre a renomada mestra. Participou de exposições na França, Inglaterra, Itália, Portugal, Finlândia, México e Chile.
![Obra de arte de Thiago Prado - Em tuas mãos (7/4/1926), 2021 - Arte digital impressa sobre papel Hahnemühle](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2025/01/thiago-prado-2.jpg)
De que maneira começou sua jornada no mundo da arte?
Desde muito pequeno comecei a desenhar e nunca parei. Devido a condições sociais, apesar do interesse desde cedo pela fotografia e pelo cinema só vim a ter acesso a uma câmera própria, que já era digital, quando comecei a trabalhar. A pintura veio ao dezenove anos quando comecei num curso livre com a mestra Nisete Sampaio, sendo depois convidado para ser seu assistente.
![Obra de arte de Thiago Prado - Mon ami Ridgeston, 2022 - Arte digital impressa sobre tecido](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2025/01/thiago-prado-1.jpg)
Quais temas prefere explorar em suas obras?
Questões sociais, políticas, de sexualidade, de tecnologia. Nem sempre de forma separada. Gosto de colocar na tela aquilo que me incomoda ou que me inspira, enfim aquilo que de alguma forma me provoca e que acredito pode provocar o outro pois está no cerne da vida.
Como é o seu processo criativo?
Costumo trabalhar com aquilo que está a minha volta, com o meu cotidiano. Sem fazer distinções entre vida real ou digital. Podem ser notícias, registros de pixações de rua, memes. Desconstruo essas imagens prontas e as utilizo como minhas tintas para pintar uma nova imagem a partir de seus vestígios. O resultados são obras abstratas com resquícios de figurativas.
![](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2025/01/thiago-prado-8.jpg)
Quem são as influências artísticas que impactaram seu trabalho?
Minha mestra Nisete Sampaio, que me ensinou a trabalhar utilizando a união entre a minha expressividade desde o inconsciente e os acasos nas criações. A arte Pop, principalmente Andy Warhol. A videoarte de Nam June Paik. Também Euro S.R., Basquiat, Tàpies, Pollock, Helmut Newton, Vivian Maier e o conceito de Keith Haring da acessibilidade da arte para pessoas de diversas camadas da sociedade.
Qual é o significado da arte em sua vida?
A arte é a forma de eu me comunicar com o mundo. De desafiar e de ser desafiado.
![Obra de arte de Thiago Prado](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2025/01/thiago-prado-7.jpg)
Qual é o papel do artista na sociedade de hoje?
Acredito que, diferente de outras atividades, o papel do artista é fluido. É uma invenção cultural de acordo com a sociedade em que ele vive. Há momentos em que o artista precisa falar de distopias e outros em que precisa apontar utopias. Houve o tempo em que os pintores, por exemplo, tinham de retratar a realidade com fidelidade. Enquanto que com as transformações tecnológicas, passamos pelo impressionismo e pelo abstracionismo.
Você participou de alguma exposição marcante que gostaria de compartilhar?
A exposição individual "em fluxo" (2022) sob a curadoria de Filipe Chagas que apresentei aqui no Rio de Janeiro foi uma oportunidade para mostrar as possibilidades técnicas da arte digital, como a diversidade de tamanho e suporte, seja com a impressão ou com a projeção em telas. Também destaco a exposição no Museo Palacio Postal na Cidade do México (2024-2025), onde pude conversar com outros artistas latino-americanos e diversos visitantes sobre a ideia do que é ser latino-americano - dialogando diretamente com o conceito da própria obra que dei o nome de "Janelas decoloniais".
Para saber mais sobre o artista ou entrar em contato
Website: www.thiago-prado.com
Instagram: @iamthiagoprado
![Obra de arte de Thiago Prado](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2025/01/thiago-prado-3.jpg)
![Obra de arte de Thiago Prado](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2025/01/thiago-prado-5.jpg)
![Obra de arte de Thiago Prado](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2025/01/thiago-prado-4.jpg)
![Obra de arte de Thiago Prado](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2025/01/thiago-prado-6.jpg)