Nipo-brasileira, 23 anos, nascida e residente em São Paulo. Formada em Design de Moda, iniciou sua carreira artística aos 15 anos quando desenvolvia figurinos e performances no Coletivo Metanoia, o que despertou seu interesse em expandir para outras áreas do design. Seu avô, embora não seja ceramista profissional, estudou técnicas cerâmicas em Saitama, no Japão, há 20 anos, em 2019, Yasmin aprendeu com ele os princípios básicos da cerâmica. Nos anos seguintes se profissionalizou com outros ceramistas e em 2023 fundou sua marca "Crisálida" onde busca ressignificar peças ordinárias do cotidiano em objetos extraordinários. Trabalha com torno elétrico, explora diferentes técnicas na pintura em cerâmica, além de produzir esculturas disformes através da modelagem manual. Em sua pesquisa permeiam temas como metamorfose, padrões microscópicos na natureza, animais abissais, flores raras e o mar.
Nipo-brasileira, 23 anos, nascida e residente em São Paulo. Em 2023 fundou sua marca "Crisálida" onde busca busca ressignificar objetos utilitários do cotidiano por meio do torno elétrico, explora diferentes técnicas na pintura em cerâmica, além de produzir esculturas que tem como referência temas como metamorfose, padrões microscópicos da natureza, animais abissais, flores raras e o mar.
Como descreveria seu estilo artístico?
Não penso no meu estilo artístico com uma definição literal, mas no passado tive referências de Arte Naif, Art Nouveau, Surrealismo e Abstracionismo, e hoje dia acredito que influenciaram muito o desenvolvimento da minha linguagem artística.
Quais temas prefere explorar em suas obras?
Gosto muito de observar formas e padrões encontrados na natureza, o ciclo de vida de animais que se metamorfoseiam como a borboleta e água-viva, principalmente suas formas não óbvias que não estão presentes no imaginário coletivo. Busco tornar visível o que não é visível ao olho nu, ao ver o outro lado da história, se sugere que muitas vezes, o estágio visível de um organismo é apenas uma parte de sua existência complexa. Este foi o tema para a coleção de esculturas "Crisálidas e Pólipos". Me fascina o poder de tranformação de uma espécie para outra espécie e gosto de reproduzir essa metáfora no ciclo de vida da cerâmica que, através do fogo, transforma e eterniza a terra com suas infinitas possibilidades.
Como é o seu processo criativo?
No meu processo criativo tento não manter um padrão fixo e me desafiar ao novo, inconsciente e por vezes desconfortável, principalmente na pintura, mas também na modelagem, busco incorporar eventuais erros e desconfortos como parte importante ou ponto inicial do desenvolvimento da obra, e a partir dele, dar vida ao imprevisível. O que me motiva são os resultados surpresas do não planejado, por vezes surpresas boas por vezes ruins, mas sempre acontecimentos que tem algo a dizer.
Quais materiais e técnicas você usa com mais frequência?
Na modelagem cerâmica com certeza minha técnica preferida é a do acordelado. Ela permite criar formas curvas, arriscadas e desafiadoras. Apesar de esse ser um método que muitos praticantes de cerâmica não gostam por considerarem devagar, também é um processo que pode ser reinventado a cada momento, centímetro por centímetro, para mim é a técnica que mais exige você estar presente e respeitar o processo. Já na pintura, ultimamente estou gostando muito de misturar esmaltes reativos, criando efeitos e cores bem diferentes da original, mas comecei e ainda pinto muito usando engobes, que possibilitam desenhos mais detalhados.
Qual é o significado da arte em sua vida?
Com certeza essa é uma pergunta com muitas respotas diferentes, mas na minha vida, arte é uma forma de dissociar da realidade, é a porta para a criação de novos mundos e é a possibilidade de criar uma história em cada obra. Pra mim, é um jeito de dizer de forma não verbal, quem nós somos.
Para saber mais sobre o artista ou entrar em contato
Website: www.yasminsayuri.myportfolio.com
Instagram: @crisalida.atelie