Flávio Abuhab vive e trabalha em São Paulo, e entre os anos de 2014 à 2016, viveu em Montevidéu, onde realizou pesquisa sobre Arte Contemporânea na América Latina. Tem participado de exposições coletivas e individuais como por exemplo: Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo; Museu de Arte Contemporânea de Campinas; Palácio das Artes - Belo Horizonte; Galeria do Istituto Brasile Italia - Milão Itália; Contemporary Arts Center - Cincinnat EUA, entre outras.
Flávio Abuhab nasceu em Santos e vive e trabalha em São Paulo, desde os anos 80 do século passado. Mestre em Artes Visuais pela UNESP, na linha de Pesquisa "Processos e Procedimentos Artísticos". Professor, artista visual e pesquisador, tem participado de exposições coletivas e individuais no Brasil e exterior, e possui obras em Acervos Públicos e Coleções Particulares.
De que maneira começou sua jornada no mundo da arte?
Creio que ainda um pré adolescente e incentivado por uma professora de Educação Artística, comecei a frequentar um Atelier Livre que existia na Aliança Francesa de Santos. Logo entrei no meu primeiro Salão de Arte e assim foi.
Como é o seu processo criativo?
Meu processo criativo acontece por meio de alguns insites que podem ocorrer durante uma leitura de um livro, ouvindo uma música ou até durante o jornal da TV. Idéias, observações, cruzamentos, associações, enfim...
Quais materiais e técnicas você usa com mais frequência?
A escolha dos materiais também é parte conceitual de meu "processo criativo". Por ser um artista "objetualista", são muitos os materiais e as técnicas utilizados na construção das minhas obras.
Quem são as influências artísticas que impactaram seu trabalho?
Acho que um tipo de arte que chamo de "corajosa" (paralela e vanguardista) que acontece desde as primeiras décadas do Século XX e ao longo do século, até hoje, e que deu origem ao que chamamos de Arte Contemporânea.
Qual é o significado da arte em sua vida?
Sacerdócio.
Que conselhos você ofereceria para artistas que estão começando?
Tentar conhecer a História da Arte e visitar muitas exposições, bienais e etc.
Qual é o papel do artista na sociedade de hoje?
No caso do artista plástico, infelizmente nenhum.
Você participou de alguma exposição marcante que gostaria de compartilhar?
Sim, várias. A mais recente foi uma coletiva que participei em 2023 e ao lado de alguns artistas que foram referências na minha formação, e que aconteceu no Contemporary Arts Center em Cincinnat nos EUA. Uma honra !
Para saber mais sobre o artista ou entrar em contato
Website: https://flavioabuhab.wixsite.com
Instagram: @flavioabuhab