Thais Borducchi, artista visual paulistana, é bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e em sua produção artística investiga a temática da gordofobia, empregando uma variedade de técnicas para explorar tanto questões que envolvem o preconceito enfrentado pelas mulheres gordas quanto a importância de celebrar suas formas singulares. Em seus trabalhos, formas voluptuosas e volumes proeminentes representam a exuberância e a diversidade dos corpos. Sua pesquisa se insere no cruzamento entre a arte e o ativismo relativos ao corpo gordo, promovendo uma reflexão crítica sobre essas questões e desafiando normas estéticas predominantes. A artista parte da própria experiência como mulher gorda para explorar como as vivências individuais e as interações sociais estão conectadas e influenciam na maneira como entendemos e interpretamos certas realidades.
![](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2024/12/thais-borducchi-6.jpg)
Thais Borducchi investiga a temática da gordofobia, empregando diferentes técnicas para explorar tanto questões que envolvem o preconceito enfrentado pelas mulheres gordas quanto a importância de celebrar suas formas singulares. A artista visual participou de mostras coletivas trazendo em suas obras formas voluptuosas e volumes proeminentes que representam a exuberância e a diversidade dos corpos.
![Obra de arte de Thais Borducchi - Sem título, 2023 - Tinta de tecido, meia calça e fibra de silicone](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2024/12/thais-borducchi-8.jpg)
De que maneira começou sua jornada no mundo da arte?
Profissionalmente ser artista visual não foi a minha primeira escolha. Quando mais nova abandonei uma carreira na área da saúde e, no meio tempo em que não sabia exatamente o que eu ia fazer resolvi produzir e vender acessórios de carnaval nas redes sociais. Na verdade desde criança eu estive muito conectada ao artesanato e às artes manuais, portanto me parece natural que eu tenha então optado por cursar Artes Visuais na universidade na intenção de aprender e conhecer formalmente sobre o assunto. Durante esse período tive a oportunidade de me entender melhor como artista e dar início a uma pesquisa poetica que desenvolvo até hoje.
![Obra de arte de Thais Borducchi - Farta, 2024 - Tecido, fibra siliconada e tinta para tecido](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2024/12/thais-borducchi-7.jpg)
Quais temas prefere explorar em suas obras?
Meus trabalhos como artista visual e pesquisadora refletem minha inquietação com a interação entre a sociedade e os corpos gordos. Ser uma mulher gorda marcou a minha vida desde muito cedo, e desde sempre sofro as consequências da gordofobia na forma como lido com meu corpo. Assim, meu enfrentamento se dá através da investigação acerca da discriminação sob a qual eu vivo dentro de um contexto socio-cultural, já que sinto na pele o que significa ser gorda no mundo contemporâneo. Em 2022, dei início a essa investigação com a criação da obra “Eu Gorda”, uma pintura em tinta acrílica na qual explorei formas corporais dissidentes, enfatizando volumes, texturas e cores. Desde então, pesquiso sobre a representação da mulher gorda na arte contemporânea e investigo a beleza de seus corpos, enaltecendo suas características intrínsecas.
Como é o seu processo criativo?
Gosto da experimentação de materiais e de apostar nos processos. É muito comum que eu entenda o significado de um trabalho meu ao longo ou ao final de um processo, algumas vezes muito tempo depois, então tento não me prender muito a planejamentos. Ao longo da minha trajetória também aprendi à observar as reações e interações das pessoas com as minhas obras, buscando enriquecer meu processo criativo. Por exemplo, frequentemente, as pessoas associam meu trabalho ao grotesco, o que reforça os estereótipos negativos que são depositados sobre os corpos gordos. Desse modo, minha produção visa confrontar estereótipos, deslocando a percepção estética e cultural que reside sobre esses corpos ao destacar sua suavidade, sua exuberância e a dignidade inerente à sua forma.
Quais são suas fontes de inspiração?
Minhas fontes de inspiração são sobretudo mulheres gordas mas represento em meus trabalhos corpos dissidentes.
![](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2024/12/thais-borducchi-2.jpg)
Quais materiais e técnicas você usa com mais frequência?
Atualmente venho explorando a tridimensionalidade e as materialidades têxteis com o propósito de evocar as texturas da pele e as formas características do corpo gordo. Esses recursos fazem lembrar os contornos e curvas intrínsecos ao corpo humano, particularmente ao corpo gordo feminino, possibilitando assim uma apresentação mais completa e detalhada de suas formas e volumes. Além disso, a suavidade do tecido suscita no observador o impulso de interagir com a obra, possibilitando-lhe uma percepção visual e tátil das curvas, contornos e saliências que caracterizam o corpo gordo. Tal interação proporciona uma apreciação mais profunda da plenitude e da complexidade dessas formas corporais.
Quem são as influências artísticas que impactaram seu trabalho?
Nomes como Louise Bourgeois, Joana Vasconcelos, Fernanda Magalhães, Michaela Stark e Sarah Lucas exercem uma profunda influência sobre o meu trabalho. Embora cada uma delas adote abordagens distintas, todas essas artistas desafiam os estereótipos de gênero e as estruturas de poder e exploram as experiências femininas em seus trabalhos, servindo como uma poderosa fonte de inspiração para minhas próprias investigações.
![Obra de arte de Thais Borducchi](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2024/12/thais-borducchi-4.jpg)
Qual é o papel do artista na sociedade de hoje?
Acredito que o artista tenha o desafio de se comprometer com a própria verdade para que possa, de forma honesta, traduzir sentimentos em arte, sejam esses sentimentos individuais, coletivos, sociais, culturais, políticos etc.
![Obra de arte de Thais Borducchi](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2024/12/thais-borducchi-5.jpg)
![Obra de arte de Thais Borducchi](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2024/12/thais-borducchi-3.jpg)
![Obra de arte de Thais Borducchi](https://artbluumbrazil.com/wp-content/uploads/2024/12/thais-borducchi-1.jpg)